Descobrindo a cultura turística e alimentar do Oeste paulista
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v21i41.28621Resumo
A região do Oeste Paulista possui potencial turístico e alimentar. Apesar disso, há um difícil alinhamento entre os municípios da região, de forma a não desfrutar de todo esse potencial. Visando suprir essa lacuna no mercado e na academia, esse estudo tem como principal objetivo elencar os principais potenciais turísticos e suas redes de colaboração da região do Oeste Paulista. Para atingir o objetivo desejado, o estudo utilizou da revisão bibliográfica da área de desenvolvimento gastronômico regional e levantamento documental dos principais relatórios técnicos. Além disso, foram realizadas 6 entrevistas com experts da cultural e gastronômica da região. Os resultados demonstraram que: a) os principais potenciais turísticos e gastronômicos do Oeste Paulista estão vinculados aos rios que as perpassam; b) a gastronomia turística também é influenciada pelo potencial agropecuário regional, com destaque para a carne bovina e a batata doce; c) não há um consenso entre as principais ações que devem ser tomadas para fomentar a cultura turística e alimentar do Oeste Paulista; d) há um baixo conhecimento sobre produções agrícolas alternativas e com representativa estadual e nacional, como cogumelo e macadâmias. Por fim, o estudo desenvolvido abre espaço para novas pesquisas na área gastronômica e turística, com foco no desenvolvimento regional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.