Indicadores de auditoria das demonstrações contábeis do setor público
uma análise em municípios com contas julgadas irregulares
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v21i40.29017Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral analisar os indicadores de auditoria das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público em três municípios do Estado do Paraná, que tiveram suas contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas Estadual (TCE-PR). Busca-se, também, identificar os indicadores desses municípios, verificar os motivos que os levaram a ter suas contas julgadas irregulares pelo ente de controle externo e analisar, comparativamente, os indicadores antes e após as irregularidades. Para tanto, a pesquisa se configura como aplicada, quanto sua natureza, com delineamento de pesquisa mista, descritiva e documental, realizada com base nas demonstrações contábeis dos entes públicos, objetos desse trabalho, do ano de 2017 a 2020. A partir da análise dos indicadores foi possível identificar que pouco se relacionam com os motivos dos municípios terem suas contas julgadas irregulares pelo órgão de controle externo, porém podem, em algum momento, contribuir com os gestores municipais na identificação de pontos de melhorias e readequação ou realocação de recursos em seus municípios. Nesse sentido o estudo vem apresentar contribuições aos órgãos de controle interno no sentido de desenvolverem mecanismos de identificação precoce de distorções nas demonstrações contábeis e contas públicas dos entes municipais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.