Internacionalização de startups

lições da literatura

Autores

  • Silvana Schimanski Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0002-9405-4653
  • Francine Simas Neves Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Natalí Nascimento Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Letícia Paraboa Caldeirão Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v21i40.29496

Resumo

A internacionalização de empresas representa uma realidade nas estratégias dos negócios contemporâneos, como forma de garantir desenvolvimento, sustentação e expansão das oportunidades. Diante da relevância dessa temática, este artigo tem como objetivo identificar as lições da literatura sobre a internacionalização das startups. As startups são empresas em fase inicial que desenvolvem soluções inovadoras com forte base tecnológica e que possuem potencial de crescimento rápido no mercado (RIES, 2011; 2012; RIBEIRO, 2012 GRAHAM, 2012). Com finalidade exploratória, a abordagem quali-quanti foi utilizada para quantificar e qualificar as fontes secundárias, a partir de artigos publicados na base de dados SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library). A partir dos termos de busca, cinco artigos foram localizados. Os trabalhos abordam, principalmente, estudos de caso e de uma forma geral, evidenciam que as parcerias e as redes de relacionamento são relevantes para a internacionalização. A maior parte dos estudos preocupa-se com o nexo entre internacionalização e a inovação das startups, Sugere-se que estudos futuros possam mapear seus ecossistemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Schimanski, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Coordenadora do Genint (Grupo de Estudos e Pesquisas em Negociações Internacionais). Docente do PPG em Ciência Política UFPel. E-mail: silvana.schimanski@ufpel.edu.br

Francine Simas Neves , Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Email: fneves@univali.br.

Natalí Nascimento , Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Professora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Pesquisadora colaboradora do Genint (Grupo de Estudos e Pesquisas em Negociações Internacionais)

Letícia Paraboa Caldeirão , Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pesquisadora colaboradora do Genint (Grupo de Estudos e Pesquisas em Negociações Internacionais)

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

SCHIMANSKI, S.; SIMAS NEVES , F.; NASCIMENTO , N.; PARABOA CALDEIRÃO , L. . Internacionalização de startups: lições da literatura. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 21, n. 40, p. 145–166, 2022. DOI: 10.48075/revistacsp.v21i40.29496. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/29496. Acesso em: 21 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos