Internacionalização de startups
lições da literatura
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v21i40.29496Resumo
A internacionalização de empresas representa uma realidade nas estratégias dos negócios contemporâneos, como forma de garantir desenvolvimento, sustentação e expansão das oportunidades. Diante da relevância dessa temática, este artigo tem como objetivo identificar as lições da literatura sobre a internacionalização das startups. As startups são empresas em fase inicial que desenvolvem soluções inovadoras com forte base tecnológica e que possuem potencial de crescimento rápido no mercado (RIES, 2011; 2012; RIBEIRO, 2012 GRAHAM, 2012). Com finalidade exploratória, a abordagem quali-quanti foi utilizada para quantificar e qualificar as fontes secundárias, a partir de artigos publicados na base de dados SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library). A partir dos termos de busca, cinco artigos foram localizados. Os trabalhos abordam, principalmente, estudos de caso e de uma forma geral, evidenciam que as parcerias e as redes de relacionamento são relevantes para a internacionalização. A maior parte dos estudos preocupa-se com o nexo entre internacionalização e a inovação das startups, Sugere-se que estudos futuros possam mapear seus ecossistemas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.