Gestor da cooperativa e influência do seu comportamento estratégico na participação orçamentária, assimetria informacional e folga orçamentária

Autores

  • Leandro Augusto Toigo Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Lucas Précoma Lorenzini Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v21i41.29859

Resumo

A pesquisa analisou a influência do comportamento estratégico dos gestores da cooperativa, com participação orçamentária, assimetria da informação e folga orçamentária. A pesquisa foi caracterizada como descritiva, do tipo survey e quantitativa, com dados de sessenta e um (61) gestores de cooperativas de crédito do estado do Paraná. Os respondentes foram classificados conforme sua tipologia estratégica com base nos estudos de Miles e Snow (1978) e Conant, Mokwa e Varadarajan (1990), utilizando-se como procedimento de análise a aplicação da ferramenta estatística Análise Multivariada da Variância (MANOVA). Os resultados sugerem diferença de média significativa entre o comportamento defensor e os demais comportamentos no que tange a participação orçamentária, uma diferença de média negativa e significativa entre o comportamento estratégico analítico e o comportamento prospector e reativo no que tange a assimetria informacional, não foram encontrados indícios de diferenças significativas entre os comportamentos estratégicos em relação a variável de folga orçamentária. O conhecimento de como reage os gestores de cada comportamento estratégico no orçamento empresarial pode facilitar a alocação deste em áreas de maior ou menor autonomia, orçamento ou nicho de mercado, possibilitando maior assertividade aos objetivos propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Précoma Lorenzini , Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestre em Ciências Contábeis Unioeste -2021, possui graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Univel (2011). Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro universitário FAG (2013) e MBA em Gestão Estratégica de Custos pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2017) Atualmente está como Gestor de Custos e Compras na industria moveleira. Atuou como professor no ensino superior ministrando várias disciplinas entre elas Gestão de Custos, Matemática Financeira, Contabilidade, Controladoria e Análise Financeira. Tem experiência na área de Administração de empresas com ênfase em Gestão de Custos e Finanças.

Downloads

Publicado

03-05-2023

Como Citar

TOIGO, L. A.; LORENZINI , L. P. . Gestor da cooperativa e influência do seu comportamento estratégico na participação orçamentária, assimetria informacional e folga orçamentária. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 21, n. 41, p. 84–110, 2023. DOI: 10.48075/revistacsp.v21i41.29859. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/29859. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos