Investigação de práticas da liderança na gestão de organizações não governamentais pernambucanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v21i41.30199

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar o perfil de liderança de gestores das Organizações Não Governamentais – ONGs pernambucanas. A pesquisa é caracterizada como exploratória, através da coleta de dados por entrevistas semiestruturadas com os líderes e liderados das ONGs, e utilizando o método da análise de discurso para a interpretação dos dados coletados. Quanto aos resultados, foram identificados nas organizações características de liderança carismática, através da capacidade elevada de comunicação que permite direcionar a equipe aos objetivos. Ou mesmo, aspectos de liderança transacional que demonstram uma relação com os aspectos internos, acompanhamento das atividades, cumprimento das normas e monitoramento de erros e desvios cometidos pela equipe. Assim, ficou percebido também como algo em comum nas instituições pesquisadas uma relevante relação da liderança na gestão estratégica, principalmente a respeito do entendimento das competências essenciais ao comprometimento da equipe com a propagação da missão institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Recife, Pernambuco - Brasil

Mestre em Adminiistração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Recife, Pernambuco - Brasil

Marcelo da Costa Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

Doutorando em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/RS, Brasil

Maria Irae, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Recife, Pernambuco - Brasil

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife, Pernambuco - Brasil

Romilson Cabral, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Recife, Pernambuco - Brasil

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, Bahia - Brasil

Downloads

Publicado

03-05-2023

Como Citar

MELO, A. P. S. .; BORBA, M. da C.; CORREIA, M. I. S. .; CABRAL, R. M. Investigação de práticas da liderança na gestão de organizações não governamentais pernambucanas. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 21, n. 41, p. 111–134, 2023. DOI: 10.48075/revistacsp.v21i41.30199. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/30199. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos