Mainstream econômico

o monopólio epistemológico da economia neoclássica e a ideologia da “verdade única”

Autores

  • Remo Moreira Brito Bastos Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Fortaleza – CE - Analista de Gestão e Infraestrutura. https://orcid.org/0000-0003-4374-2250
  • Eduardo Girão Santiago Universidade Federal do Ceará (UFC) - Fortaleza - Brasil - UFC - Professor do quadro permanente do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas. https://orcid.org/0000-0002-0582-811X

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v21i41.30405

Resumo

O objetivo do presente artigo consiste em examinar, à luz da Sociologia Econômica, a persistente hegemonia midiática, acadêmica e cultural do paradigma neoclássico da ciência econômica, em detrimento da pluralidade de concepções teóricas e metodológicas que poderiam fazer parte do rol de opções a serem analisadas e avaliadas pelas sociedades contemporâneas com vistas a enfrentar seus problemas sociais, econômicos e ambientais. No que respeita à metodologia, adotou-se uma abordagem qualitativa, fazendo-se uso de pesquisa bibliográfica e documental. A título de conclusão, aferiu-se que a economia neoclássica, com a sua modelagem econométrica, tem servido preferencialmente para fundamentar o receituário neoliberal que rege as políticas econômicas da maioria dos países, razão pela qual é perceptível a insatisfação crescente em universidades, institutos de pesquisas e até em instituições internacionais de desenvolvimento em relação ao credo ortodoxo e ao estéril formalismo  neoclássico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Remo Moreira Brito Bastos, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - Fortaleza – CE - Analista de Gestão e Infraestrutura.

Bacharel em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Administração Pública pela Faculdade Gama Filho e Bacharel em Administração pela Faculdade Estácio.  Analista de Gestão e Infraestrutura no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Última experiência de docência: Ministrei a disciplina SOCIOLOGIA GERAL em cursos de graduação da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, de Brasilia (DF), no segundo semestre de 2021.

Eduardo Girão Santiago, Universidade Federal do Ceará (UFC) - Fortaleza - Brasil - UFC - Professor do quadro permanente do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas.

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1979), com mestrado em Sociologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1984) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2007). Professor Associado III do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará - UFC e professor do quadro permanente do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da UFC. Professor adjunto da Universidade de Fortaleza - UNIFOR, no período de 1986 a 2008. Exerceu a função de consultor contratado do Banco do Nordeste do Brasil - BNB, de 2003 a 2009. Exerceu a função de Coordenador de Extensão do Campus do Benfica da UFC, no período de outubro de 2012 a setembro de 2019. Tem experiência nas áreas de Economia do Desenvolvimento e Sociologia, com ênfase em Sociologia Econômica e do Trabalho e Pensamento Social Brasileiro, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento local, políticas públicas, mercado de trabalho, desenvolvimento econômico e economia solidária.

Downloads

Publicado

03-05-2023

Como Citar

MOREIRA BRITO BASTOS, R.; GIRÃO SANTIAGO, E. Mainstream econômico: o monopólio epistemológico da economia neoclássica e a ideologia da “verdade única”. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 21, n. 41, p. 156–176, 2023. DOI: 10.48075/revistacsp.v21i41.30405. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/30405. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos