O perfil profissional e o mercado de trabalho dos economistas egressos da Unioeste-Cascavel
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v22i42.30477Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar o perfil profissional e as características do mercado de trabalho dos economistas egressos do curso de Economia da Unioeste-Cascavel. Trata-se do resultado de uma pesquisa descritiva, com levantamento de dados através de questionário eletrônico em plataforma específica e posterior compilação, análise crítica e apresentação dos dados coletados. O universo da pesquisa são os egressos do curso de Economia, e foi realizada através de contatos por correios eletrônicos e mídias sociais, em aproximadamente 35% do total de egressos. Como resultado da pesquisa, constata-se que prevalece o vínculo empregatício com carteira assinada no setor privado (50%), seguido de funcionários públicos, autônomos e empregadores; eles encontram-se ocupados nos diversos tipos de empresas, predominando as privadas nacionais (54%), seguido de serviço público, empresa pública e multinacionais; atuam em empresas de grande porte (50%), seguido das microempresas e de médio e pequeno porte; quanto ao setor econômico, destaca-se o de serviços (81%), seguido do setor secundário e primário. Os egressos relataram a importância da graduação para melhoria nos rendimentos obtidos e a obtenção de competências necessárias para o ingresso e êxito no mercado de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.