Panorama da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v21i41.30578

Resumo

Este trabalho buscou apresentar um panorama sobre a evolução dos vínculos formais de trabalho e rendimentos das pessoas com deficiência no mercado de trabalho brasileiro, no período de 2007 a 2019. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo utilizando dados disponibilizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), bem como do último CENSO. Os resultados indicam que, apesar de ainda ser baixa a inclusão das PCDs no mercado de trabalho, o número de empregos formais aumentou entre os anos de 2007 a 2019, assim como os rendimentos. Essas mudanças podem ser explicadas, em parte, pela implementação de políticas inclusivas e maior aplicabilidade da Lei de Cotas. Destaca-se a importância de incentivar os estudos sobre este tema, contribuindo, assim, para aumentar sua visibilidade e estimular governo, empresas e sociedade a contribuir para inclusão, autonomia financeira e desenvolvimento dos cidadãos com deficiência, garantindo oportunidades, atração, inserção e retenção destes profissionais nas entidades empregadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Oliveira Bragança, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora,
campus Governador Valadares.

Carolina Rodrigues Corrêa Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui doutorado em Economia Aplicada (PPGEA/UFV), mestrado em Economia (PPGE/UFV) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares, e integrante do Grupo de Pesquisa Econúcleo - Estudos Socioeconômicos. Tem experiência na área de Economia Aplicada, com ênfase em Comércio Internacional.

Downloads

Publicado

03-05-2023

Como Citar

BRAGANÇA, L. O.; FERREIRA, C. R. C. Panorama da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho brasileiro. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 21, n. 41, p. 177–199, 2023. DOI: 10.48075/revistacsp.v21i41.30578. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/30578. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos