Assimetria regulatória entre instituições financeiras e instituições de pagamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v21i41.30621

Resumo

O estudo tem como objetivo investigar as diferenças regulatórias entre as fintechs de pagamento e as instituições financeiras já estabelecidas no mercado brasileiro. Por meio de pesquisa documental, foram analisados os impactos das fintechs de pagamento nos modelos atuais e os fatores que regulamentam as instituições financeiras e as instituições de pagamento, no que se refere a plano de contas, documentos enviados ao Banco Central e aspectos tributários. Foram analisadas as demonstrações financeiras do Banco Itaúcard S.A. e da Cielo S.A., instituições que representam, em termos de faturamento, a maior instituição financeira e a maior instituição de pagamento, respectivamente, listadas na B3. Os resultados encontrados revelam uma regulação mais branda para as instituições de pagamento, bem como tributação mais favorável e menor número de reports ao Banco Central. Dado o avanço das instituições de pagamento e a representatividade que têm alcançado no mercado, espera-se que cada vez mais os aspectos regulatórios dedicados a elas se aproximem aos aplicados para os bancos tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Gonçalves Queiroz Machado , Universidade Federal de Uberlândia

Bacharela em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia.

Mônica Aparecida Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foi pesquisadora visitante no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Doutora e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Principais linhas de pesquisa: Controladoria; Perfil do Controller; e Ensino e Pesquisa em Contabilidade.

Layne Vitória Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS). Graduação em Ciências Contábeis e em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Principais linhas de pesquisa: Formação docente na área contábil, Metodologias ativas de ensino e aprendizagem, Controladoria.

Clayton Robson Moreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Possui doutorado em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Foi pesquisador visitante na Unidade de Investigação Empresarial do Instituto Universitário de Lisboa, Portugal. Principais linhas de pesquisa: sustentabilidade e administração pública.

Downloads

Publicado

03-05-2023

Como Citar

GONÇALVES QUEIROZ MACHADO , C. .; FERREIRA, M. A.; VITÓRIA FERREIRA, L.; MOREIRA DA SILVA, C. R. Assimetria regulatória entre instituições financeiras e instituições de pagamento. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 21, n. 41, p. 200–227, 2023. DOI: 10.48075/revistacsp.v21i41.30621. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/30621. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos