Drivers de internacionalização de startups promovidos pelo ecossistema de inovação de Florianópolis – SC
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v22i42.30683Resumo
O objetivo deste trabalho é compreender como um ecossistema de inovação em um país emergente oferece oportunidades para startups desenvolverem os drivers necessários para sua internacionalização. Para tal, optou-se pela realização de uma pesquisa exploratória e documental, de caráter qualitativo e corte temporal transversal, no ecossistema de Florianópolis em Santa Catarina. Foram identificadas dez organizações, pertencentes ao ecossistema de inovação de Florianópolis, que trabalham promovendo drivers de internacionalização em startups, a saber: CELTA; MIDTEC; INSEED; SINOVA - UFSC; ACATE; IMPACT HUB; CERTI; AIESEC; INTERN-Brasil; SEBRAE - SC. Dentre as principais ações promovidas estão: realização de missões internacionais; congressos, reuniões e palestras e eventos com temáticas de internacionalização para o público de empreendedores de startups; treinamentos e capacitações sobre o tema; geração de networking internacional para as empresas; fomento com recursos financeiros a projetos de internacionalização; e recrutamento de estagiários estrangeiros para auxiliar em projetos de internacionalização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.