Expectativas e dificuldades encontradas pelos concluintes do curso de contabilidade ao se inserirem no mercado de trabalho

Autores

  • Anderson Luiz dos Santos Almeida
  • Mariele Aparecida Arcanjo dos Santos
  • Fernanda Mazzaro Mucillo Universidade Estadual do Paraná - Unespar

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v22i42.30714

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender quais são as expectativas e as dificuldades que os graduandos concluintes nos anos letivos de 2020 e 2021 do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública do Estado do Paraná encontram para se inserirem no mercado de trabalho. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa onde os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado aos concluintes do curso de Ciências Contábeis. O estudo identificou que a falta de experiência é o que mais vem dificultando o ingresso dos concluintes do curso no mercado de trabalho, além de apontar as questões tributárias como tema de maior grau de dificuldade para o início da carreira. Ainda, mostrou-se por parte dos concluintes, uma baixa expectativa em relação a remuneração após a conclusão do curso. Almeja-se contribuir, por meio da pesquisa desenvolvida, com a sociedade em geral, mais especificamente com aqueles que pretendem cursar Ciências Contábeis, atentando sobre as barreiras que estão dificultando os recém concluintes de ingressar na área profissional, mediante as exigências do cenário atual do mercado de trabalho, onde é requisitado que o profissional contábil possua determinados conhecimentos, habilidades e competências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-07-2023

Como Citar

LUIZ DOS SANTOS ALMEIDA, A.; APARECIDA ARCANJO DOS SANTOS, M.; MAZZARO MUCILLO, F. Expectativas e dificuldades encontradas pelos concluintes do curso de contabilidade ao se inserirem no mercado de trabalho. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 22, n. 42, p. 133–159, 2023. DOI: 10.48075/revistacsp.v22i42.30714. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/30714. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos