Expectativas e dificuldades encontradas pelos concluintes do curso de contabilidade ao se inserirem no mercado de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v22i42.30714Resumo
O presente estudo tem como objetivo compreender quais são as expectativas e as dificuldades que os graduandos concluintes nos anos letivos de 2020 e 2021 do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública do Estado do Paraná encontram para se inserirem no mercado de trabalho. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e quantitativa onde os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado aos concluintes do curso de Ciências Contábeis. O estudo identificou que a falta de experiência é o que mais vem dificultando o ingresso dos concluintes do curso no mercado de trabalho, além de apontar as questões tributárias como tema de maior grau de dificuldade para o início da carreira. Ainda, mostrou-se por parte dos concluintes, uma baixa expectativa em relação a remuneração após a conclusão do curso. Almeja-se contribuir, por meio da pesquisa desenvolvida, com a sociedade em geral, mais especificamente com aqueles que pretendem cursar Ciências Contábeis, atentando sobre as barreiras que estão dificultando os recém concluintes de ingressar na área profissional, mediante as exigências do cenário atual do mercado de trabalho, onde é requisitado que o profissional contábil possua determinados conhecimentos, habilidades e competências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.