ANÁLISE DO DESEMPENHO INOVADOR DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS COM BASE EM SUAS INTERAÇÕES COM EMPRESAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v22i43.30910

Resumo

A criação de conhecimento é o principal fator para geração de inovações, sendo o fortalecimento da interação entre universidades e empresas fundamental para o avanço da ciência e tecnologia. Sob a perspectiva do tríplice hélice, estas interações podem ser melhor compreendidas e identificados os papéis dos atores no processo inovativo. Neste estudo, tem-se foco em dois atores da hélice: as universidades e as empresas. O objetivo da pesquisa foi identificar os relacionamentos, entre as instituições privadas de ensino superior (IPrES) e empresas, que mais contribuem para o desempenho inovador das IPrES utilizando, para tanto, os dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Por meio de correlação de Pearson, análise de cluster e análise discriminante, caracterizou-se os relacionamentos entre esses atores, além de indicar quais destes são os mais relevantes ao desempenho inovador das IPrES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09-11-2023

Como Citar

ANTUNES, L. G. R.; PEREIRA, M. M. O.; FERREIRA, A. C.; SOUZA, T. A. de; ANTONIALLI, L. M. ANÁLISE DO DESEMPENHO INOVADOR DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS COM BASE EM SUAS INTERAÇÕES COM EMPRESAS. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 22, n. 43, 2023. DOI: 10.48075/revistacsp.v22i43.30910. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/30910. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos