ANÁLISE DO DESEMPENHO INOVADOR DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS COM BASE EM SUAS INTERAÇÕES COM EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v22i43.30910Resumo
A criação de conhecimento é o principal fator para geração de inovações, sendo o fortalecimento da interação entre universidades e empresas fundamental para o avanço da ciência e tecnologia. Sob a perspectiva do tríplice hélice, estas interações podem ser melhor compreendidas e identificados os papéis dos atores no processo inovativo. Neste estudo, tem-se foco em dois atores da hélice: as universidades e as empresas. O objetivo da pesquisa foi identificar os relacionamentos, entre as instituições privadas de ensino superior (IPrES) e empresas, que mais contribuem para o desempenho inovador das IPrES utilizando, para tanto, os dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Por meio de correlação de Pearson, análise de cluster e análise discriminante, caracterizou-se os relacionamentos entre esses atores, além de indicar quais destes são os mais relevantes ao desempenho inovador das IPrES.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.