ANÁLISE DO DESEMPENHO INOVADOR DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS COM BASE EM SUAS INTERAÇÕES COM EMPRESAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v22i43.30910Resumo
A criação de conhecimento é o principal fator para geração de inovações, sendo o fortalecimento da interação entre universidades e empresas fundamental para o avanço da ciência e tecnologia. Sob a perspectiva do tríplice hélice, estas interações podem ser melhor compreendidas e identificados os papéis dos atores no processo inovativo. Neste estudo, tem-se foco em dois atores da hélice: as universidades e as empresas. O objetivo da pesquisa foi identificar os relacionamentos, entre as instituições privadas de ensino superior (IPrES) e empresas, que mais contribuem para o desempenho inovador das IPrES utilizando, para tanto, os dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Por meio de correlação de Pearson, análise de cluster e análise discriminante, caracterizou-se os relacionamentos entre esses atores, além de indicar quais destes são os mais relevantes ao desempenho inovador das IPrES.
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