As competências dos estudantes de graduação em Ciências Contábeis: validação de conteúdo e de face de um instrumento para a coleta de dados

Autores

  • Sandro Vieira Unioeste
  • Willian Francisco Silva
  • Elias Garcia
  • Eduardo Cesar Dechechi

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v22i43.31032

Resumo

Diante das novas dinâmicas de trabalho, oriundas do avanço tecnológico e da inovação  se torna  importante aprofundar o conhecimento sobre as competências adquiridas pelos acadêmicos de contabilidade no decorrer do seu processo de formação universitária, de forma a compará-las com as exigências do mercado. O objetivo do estudo foi adaptar e validar um questionário a ser utilizado para a coleta de dados junto aos estudantes de Ciências Contábeis de uma IES localizada no Oeste do Paraná. Os procedimentos metodológicos incluíram a validação de face e de conteúdo do questionário  a ser utilizado. A pesquisa foi realizada com 38 estudantes de 02 turmas,  matriculados no quarto e quinto ano e aplicada no segundo semestre de 2022. Os dados foram análisados utilizando Análise Fatorial e o resultado demonstrou ser viável a utilização do referido instrmento, baseado nas quatro competências definidas no modelo de Oliveira (2016).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-12-2023

Como Citar

VIEIRA, S.; SILVA, W. F.; GARCIA, E.; DECHECHI, E. C. As competências dos estudantes de graduação em Ciências Contábeis: validação de conteúdo e de face de um instrumento para a coleta de dados. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 22, n. 43, 2023. DOI: 10.48075/revistacsp.v22i43.31032. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/31032. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos