Recessão e planejamento
dois olhares sobre o cenário econômico brasileiro dos anos 1960
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v22i43.31441Resumo
O presente artigo traz, como objetivo principal, uma abordagem do contexto dos anos 1960, para o qual se vale dos métodos descritivo-analítico e comparativo, no intuito de apresentar duas interpretações distintas para um mesmo fenômeno, a saber, a de Celso Furtado e a de Maria da Conceição Tavares. Não obstante, ambas as interpretações, confluem para o entendimento comum, embora a de Celso Furtado esteja, em sua maior parte, fundamentada nos processos históricos de formação, enquanto a de Maria da Conceição Tavares se vale da teoria, com apontamentos para a própria contribuição historicista “furtadiana”. Por sua vez, a metodologia se baseia na revisão bibliográfica, com ênfase para a obra desses dois intérpretes, todavia se valendo da contribuição de terceiros, cujas formulações detenham proximidade com um e/ou outro dos dois autores centrais. Igualmente, a leitura e reflexão acerca de duas fontes documentais da época, que são o Plano Trienal (1962) e o PAEG (1964), constitui parte elementar da metodologia. Por fim, o artigo se encontra dividido em três partes, não considerando a introdução nem as considerações finais. A primeira parte apresenta a interpretação de Maria da Conceição Tavares, acerca do contexto dos anos 1960, a segunda apresenta a interpretação de Celso Furtado para o mesmo período, enquanto a terceira parte ensaia uma ambientação do período, através das propostas contidas nos dois planos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.