A CONTABILIDADE GERENCIAL E SUA RELAÇÃO COM A TEORIA INSTITUCIONAL E DA TEORIA DA CONTINGÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v9i17.3532Palavras-chave:
Ciências ContábeisResumo
A contabilidade gerencial como ferramenta de gestão, tem ao longo dos tempos, sofrido várias alterações em sua estrutura e forma de atuar pelos gestores. A teoria contábil normalmente tem-se focado no âmbito da contabilidade financeira, talvez por ela ser padronizada, diferentemente da contabilidade de gestão que os padrões são determinados pela própria empresa. A teoria da contingência procura explicar os fatores de mudança nas organizações oriundos de fatores externos ocasionados por uma contingência qualquer. A teoria institucional procura compreender e definir as alterações que possam ocorrer no âmbito das organizações oriundas de fatores internos, provocados por hábitos e costumes das pessoas ligadas a ela. Assim, este trabalho procura trazer a luz da teoria os conceitos pertinentes à contabilidade de gestão e relacionar suas mudanças de postura e comportamento através da teoria institucional e da teoria da contingência, para ao final verificar que grande parte das mudanças na contabilidade de gestão, à luz dos conceitos, pode ser atribuída aos fatores explicados pelas duas teorias objeto do presente estudo.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.