DA MODERNIDADE À PÓS-MODERNIDADE: O CONCEITO DE MEMÓRIA E AS TEORIAS SOCIOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v10i18.3871Palavras-chave:
Crítica, Esquecimento, Teoria social.Resumo
O conceito de memória há tempos vem sendo discutido pelos diversos campos dos saberes disciplinares como a sociologia, política, antropologia, história e filosofia. A memória social é responsável pela estruturação dos sistemas sociais, ou seja, pelo estabelecimento e manutenção de padrões interativos e institucionais, subjazendo também a operações técnicas e científicas. Ela inclui reminiscências, atitudes e sentimentos, regras sociais e normas, padrões cognitivos, o conhecimento científico e tecnológico. Porém, muito negligenciada pela sociologia, a memória se apresenta como conceito chave, muito importante para muitos dos objetos investigados pelos sociólogos. Entretanto, a discussão desse conceito, mesmo estando claramente inserido no bojo das macroteorias sociológicas de forma implícita, não aparece de forma aprofundada nos estudos realizados dos objetos empíricos. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, o presente artigo tem por objetivo analisar o lugar do conceito de memória em cada uma das macroteorias sociológicas apresentadas, desde a sociologia clássica com Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx, passando pela sociologia contemporânea com Talcott Parsons e Pierre Bourdieu e, por fim, pensando a respeito do futuro do conceito de memória com a sociologia da pós-modernidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.