ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE GESTÃO UTILIZADAS NO GERENCIAMENTO DAS PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS DE GUARAMIRIM
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v9i17.3969Palavras-chave:
Gestão Rural. Pequena propriedade rural. Agronegócio.Resumo
O presente estudo objetiva investigar quais as práticas de gestão empregadas pelo pequeno produtor rural para o gerenciamento de sua propriedade, na cidade de Guaramirim/SC. A pesquisa considerou como pequeno produtor rural, aquele com propriedade média de até 25 hectares, que trabalha em regime familiar, têm na atividade rural sua principal fonte de renda, que obteve renda bruta familiar nos últimos 12 meses acima de 4.000,00 (quatro mil reais) e até 110.000,00 (cento e dez mil reais). Dentre vários aspectos investigados, constatou-se que 87% dos entrevistados atuam há mais de 20 anos na atividade rural, concentrados em uma faixa etária entre 48 a 69 anos de idade e que 59% das propriedades entrevistadas possuem computador. Dos entrevistados, 56% revelaram praticar a gestão administrativa da propriedade rural, relacionadas a controles financeiros, de comercialização, produção, manutenção da lavoura, recursos humanos, no entanto, 59% destes relataram que não fazem nenhum registro escrito sobre a gestão da propriedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.