A LIBERDADE NAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS DE MILTON FRIEDMAN E AMARTYA SEN
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v10i19.4816Palavras-chave:
Liberdade, Capacidade, Capitalismo, PobrezaResumo
Essa investigação busca discutir liberdade a partir da perspectiva teórica de dois economistas, Milton Friedman e Amartya Sen, abordagens que serão feitas a partir das obras Capitalismo e Liberdade de Friedman e Desenvolvimento como Liberdade de Amartya. A primeira seção discute o conceito de liberdade de Friedman, economista norte-americano que utiliza como pano de fundo para análise o liberalismo econômico. A segunda seção aborda o conceito de liberdade a partir da análise de Amartya, economista indiano que é referência na discussão de desenvolvimento e liberdade, principalmente pela construção dos conceitos de capacidade e liberdade substantiva. As considerações finais fazem uma discussão confrontando ambos os teóricos através do método comparativo, concluindo que existem limitações relevantes na análise de liberdade de Friedman, de modo que o mesmo deixa de analisar as capacidades dos indivíduos, e consequentemente a liberdade substantiva.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.