UMA ANÁLISE TEÓRICA DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA PRÁTICA CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v10i18.5019Palavras-chave:
Tecnologia da Informação, Evolução Científica, Investigação CientíficaResumo
Cada vez mais se tem observado a crescente participação da tecnologia da informação (TI) na realização de atividades tanto profissionais como com fins de estudo. Na atuação acadêmica também não é diferente. O objetivo deste artigo é de fazer uma reflexão teórica sobre a importância do uso da TI nas atividades acadêmicas nos dias atuais em Ciências Sociais. Os aspectos conceituais tratados neste estudo envolvem a questão da evolução da TI e o uso de diversos sistemas e Internet. Posteriormente procurou-se tratar da evolução da ciência passando pelas idéias de revolução científica, continuísmo histórico, ciência normal até tratar algumas idéias da Escola de Frankfurt e a percepção da aproximação da ciência com a sociedade. Finaliza os aspectos conceituais apresentando as idéias de alguns autores sobre o uso da tecnologia na investigação científica. As considerações finais apresenta alguns benefícios do uso da tecnologia nas pesquisas sociais, como um acesso mais rápido às informações e tabulação dos dados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
13-02-2012
Como Citar
MACHADO DE MEDEIROS, M. F.; ALLOUFA, J. da M.; ARAÚJO, M. A. D. UMA ANÁLISE TEÓRICA DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA PRÁTICA CIENTÍFICA. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 10, n. 18, 2012. DOI: 10.48075/revistacsp.v10i18.5019. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/5019. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.