As Gurias: exercício etnográfico realizado com mulheres idosas praticantes de hidroginástica
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v10i18.5098Palavras-chave:
Envelhecimento, Mulheres idosas, Exercício etnográfico.Resumo
O presente artigo objetiva adentrar o universo dos idosos, apresentando a percepção de um grupo de mulheres que praticam hidroginástica a respeito de temas como a relação com o corpo, as relações sociais e a interação com os espaços organizacionais. Para o desenvolvimento deste exercício etnográfico foram observados os postulados de Malinowski (1984) e Silva (2000). O campo escolhido para a observação participante foi a Escola de Natação Água Viva, localizada na cidade de Gravataí, no estado do Rio Grande do Sul, onde pessoas de várias idades praticam natação e hidroginástica. Com a finalidade de compreender os achados de campo, referências sobre envelhecimento das áreas de psicologia e educação foram adotadas. Com este estudo foi possível identificar que este grupo de mulheres tem um perfil ativo e busca aproveitar a vida da maneira mais prazerosa possível. Elas procuram nas relações sociais, principalmente com os mais jovens, a energia almejada, independente dos estereótipos que lhe são atribuídos em função da idade.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.