ATIVOS INTANGÍVEIS DE EMPRESAS INOVADORAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v10i18.5178Palavras-chave:
Ativos intangíveis, Empresas inovadoras, Índice Brasil de Inovação (IBI).Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar os ativos intangíveis evidenciados nos demonstrativos contábeis de empresas inovadoras, em termos de categorização, classificação e representatividade. Descritiva, de natureza qualitativa, a pesquisa aplica a técnica Análise de Conteúdo das demonstrações contábeis das empresas listadas na BM&FBovespa participantes do ranking setorial da inovação, segundo o Índice Brasil de Inovação (IBI). O estudo revelou que as categorias e classificações dos ativos intangíveis predominantes são o goodwill e software e os ativos de mercado e de propriedade intelectual, respectivamente, e que nas empresas inovadoras há elevada representatividade dos intangíveis em relação aos ativos tangíveis. Foi possível observar ainda, nos relatórios analisados, que a maior parte das empresas inovadoras apresenta a discriminação ou decomposição dos ativos intangíveis, especialmente em notas explicativas às demonstrações contábeis, e que é crescente o número de empresas com maior divulgação sobre os intangíveis a partir do exercício de 2008 – primeiro ano de vigência da Lei nº 11.638/2007 e do Pronunciamento Técnico CPC 04, revelando que os normativos contribuíram para a melhoria informacional dos demonstrativos contábeis das empresas pesquisadas.
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