GESTÃO DA QUALIDADE EM FRIGORÍFICO AVÍCOLA
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v11i21.5479Palavras-chave:
Eras da Qualidade, Processo Produtivo, Cadeia Produtiva Avícola.Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar em que era da qualidade (Inspeção, Controle Estatístico da Qualidade, Garantia da Qualidade ou Gerenciamento Estratégico de Qualidade) estão às técnicas de gerenciamento em uma empresa frigorífica de abate e processamento de aves. Para tanto foi desenvolvido um referencial teórico sobre a gestão da qualidade em frigoríficos avícolas. A pesquisa se caracteriza como descritiva, qualitativa e estudo de caso, uma vez que envolve apenas uma unidade produtiva. Foram realizadas observações junto à produção do frigorífico e entrevistas aos responsáveis pela gestão da qualidade. Os resultados apresentam o perfil organizacional e as quinze etapas do processo produtivo, para então discutir as ferramentas, sistemas, programas e metodologias adotadas pela empresa para assegurar a qualidade do produto final segundo cada etapa. Conclui-se que o frigorífico estudado perpassa as quatro eras da qualidade com a aplicação das ferramentas da qualidade, apesar da organização apresentar características inerentes a era da Administração Estratégica da Qualidade, sua Gestão de Qualidade possui traços característicos das eras anteriores, que se iniciou com a Inspeção, Controle Estatístico da Qualidade e Garantia da Qualidade.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.