COOPERATIVISMO DE CRÉDITO SOLIDÁRIO: DIAGNÓSTICO DA COOPERATIVA NA COMPETÊNCIA DO SABER ORIENTADA PARA O CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v11i20.5574Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Cooperativas em rede, Competência do saber.Resumo
As cooperativas consistem num sistema visando uma gestão democrática e que possui como fator fundamental o alcance da formação do homem participante neste tipo de organização. A partir do exposto, o objetivo do presente trabalho consistiu em realizar o diagnóstico, através da aplicação do questionário adaptado de North e Rivas (2008) da cooperativa na competência do saber, em cooperativas de crédito solidário. Portanto, com delineamento não experimental, utilizaram-se as pesquisas descritiva e qualitativa. Assim, considera-se que a gestão do conhecimento pode ocorrer de forma involuntária através de redes de compartilhamento de conhecimentos, sendo os grupos de funções “saber e aprender” e “tecnologia da informação e comunicação” os que mais contribuíram para a troca de informação entre os indivíduos e/ou organizações, resultando no fato de a maior parte das cooperativas pesquisadas serem orientadas para o conhecimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.