AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM PEQUENAS EMPRESAS COMERCIAIS: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE COMBUSTÍVEIS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v11i20.5592Palavras-chave:
Avaliação de Desempenho. Pequena empresa. Balanced Scorecard. Gestão Estratégica.Resumo
O atual mercado competitivo exige das empresas capacidade de resposta às necessidades que surgem em termos de gestão, assim sendo, percebe-se que as organizações precisam de ferramentas que permitam o acompanhamento de suas estratégias. O presente trabalho buscou elaborar um sistema de avaliação de desempenho por meio do balanced scorecard para uma empresa do comércio varejista de combustíveis. Para atender o objetivo deste trabalho realizou-se uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, por meio de um estudo de caso. Os dados foram coletados e analisados dentro das quatro perspectivas propostas pelo BSC: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento, e definiu-se 13 (treze) indicadores de desempenho, sendo 3 (três) financeiros e 10 (dez) não financeiros. Por fim, conclui-se que o balanced scorecard apresenta-se como uma ferramenta de apoio à gestão estratégica e avaliação de desempenho da empresa, capaz de proporcionar melhorias significativas nas atividades e processos da organização.
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