ESTUDO TEÓRICO-CONCEITUAL SOBRE AS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA E ANÁLISE DO CENÁRIO TECNOLÓGICO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v11i20.6174Palavras-chave:
Empresas de Base Tecnológica, Revisão Bibliográfica, Desenvolvimento Tecnológico, Econômico e Social.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo estudar teórico-conceitualmente as Empresas de Base Tecnológica (EBTs), com vistas a apresentar: uma adequada e clara conceituação das EBTs; suas principais características; a relevância do processo de transferência de tecnologia; a relevância tecnológica, econômica e social das EBTs; os formatos organizacionais de atuação em base tecnológica; o cenário internacional e nacional geral das EBTs. Para tanto, utilizou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, adotando como material de referência importantes publicações científicas sobre o assunto. As principais necessidades de melhoria constadas no cenário tecnológico brasileiro foram: necessidade de maior fomento do governo para a atuação empresarial em base tecnológica, no que se refere à criação de EBTs e no tocante ao incentivo à atuação tecnológica das empresas já existentes; necessidade de um maior trabalho conjunto de empresas de um mesmo setor, fomentadas pela pesquisa e desenvolvimento, pois é uma soma potencialmente capaz de promover desenvolvimento tecnológico; necessidade da difusão da cultura de transferência de tecnologias, tanto no meio acadêmico (fornecedores de tecnologia) quanto no meio empresarial (receptores de tecnologia); necessidade de um maior investimento em pesquisa e desenvolvimento em setores desenvolvedores de tecnologias de alto valor agregado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.