DISCRIMINAÇÃO RACIAL: Reflexões sobre a discriminação racial no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v11i21.6369Palavras-chave:
Discriminação racial, escravidão, exclusão socialResumo
A discriminação em seus diversos aspectos tem sido alvo de uma grande variedade de discussões no Brasil da atualidade, demonstrado bastante interesse no desenvolvimento das políticas sociais de inclusão da população menos favorecida. Embora toda discriminação ou preconceito, demonstre-se como um tipo de mecanismo de segregação e proteção dentro dessa aparente divisão de classes intuitiva, muitas vezes abordada com atitudes violentas que trazem prejuízos de dificílimo trato para o convívio social, o Brasil foi desbravado apoiado principalmente sobre o trabalho escravo indígena e negro, e posteriormente com a utilização da mão de obra imigrante de baixo custo. Considerando estes fatos históricos, este artigo procura analisar os diversos aspectos que integram os mecanismos de discriminação através de estudos realizados ao longo dos últimos 50 anos de desenvolvimento do Brasil, observando as considerações de Florestan Fernandes e Roger Bastide, Fernando Henrique Cardoso e José de Souza Martins, procurando apresentar um estudo que demonstre uma linha evolutiva da discriminação racial no país neste período.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-12-2012
Como Citar
CEZAR, M. S. DISCRIMINAÇÃO RACIAL: Reflexões sobre a discriminação racial no Brasil. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 11, n. 21, 2012. DOI: 10.48075/revistacsp.v11i21.6369. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/6369. Acesso em: 16 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.