Participação Feminina na Produção Científica em Finanças nos EnANPAD’s de 2000 a 2010
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v11i20.6984Palavras-chave:
Produção Científica Feminina, Finanças, EnANPAD, Modelo Lagrangiano de Poisson.Resumo
Este artigo teve por objetivo investigar a participação feminina na produção científica da divisão de finanças publicada nos EnANPAD’s de 2000 a 2010. Trata-se de uma pesquisa bibliométrica, quantitativa, que aborda a Lei de Lotka utilizando-se o modelo Lagrangiano de Poisson, em que foram analisados 506 artigos. Destes, 27 são de autoria exclusivamente feminina e 184 de autoria mista (feminino e masculino). Contudo, houve supremacia masculina. A maior preferência feminina foi pela subárea de finanças corporativas e, a masculina, de mercados financeiros e de capitais. Nas pesquisas em conjunto o mainstream foi em finanças corporativas; seguida de mercados financeiros e de capitais; de investimentos; derivativos e gestão de riscos e; finanças internacionais. Os temas mais abordados foram governança corporativa e agency, políticas de financiamento e estrutura de capital, gestão de fundos ou carteiras e asset pricing. A análise da produtividade dos autores, por gênero, revelou que, tanto feminina quanto masculina, não tiveram aderência à distribuição de Poisson e à Lei. E, parece haver uma tendência de crescimento positivo da participação das mulheres nas publicações em finanças, sugerindo que elas têm conquistado espaço em uma área matemática com forte viés masculino, como acontece em outras áreas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.