The marriage between the Trade Union and the Catholic Church in Brazil 2
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v11i20.7060Palavras-chave:
SociologiaResumo
Esse artigo tem como perspectiva contribuir para a interpretação das relações entre a Igreja Católica no Brasil e os sindicatos de trabalhadores. Trata-se de uma abordagem teórica através da qual é definido o lugar e o papel dos sindicatos nos movimentos sociais. Parte-se do pressuposto que a ideia de intervenção emergiu do campo de tensões que forjaram o movimento sindical, onde se opõem Estado e sociedade civil; supõe-se também que a questão da intervenção é objeto de uma disputa entre Estado, sindicatos e sociedade civil organizada. Desse quadro, emergem duas grandes abordagens a respeito das relações entre movimentos sociais e sindicatos: enquanto a primeira enfatiza a dimensão política, a segunda reforça a dimensão social. Para a realização do artigo, houve a estruturação em três momentos. No primeiro, numa abordagem histórica, definem-se os marcos da fundação da CNBB. No segundo, com o propósito de definir que agentes elaboram a ideia de intervenção, tece-se o quadro do debate atual a respeito do tema. Finalmente, na terceira parte, com o objetivo de pensar especificamente a CUT em uma perspectiva ideológica, aponta-se para a necessidade de recriar a sociedade e a política. Conclui-se, enfim, que as relações entre a Igreja Católica e os sindicatos são essencialmente anti-sistêmicas e que elas tem como agente principal os movimentos que recriam a sociedade civil.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.