A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA NA CONTRA-CORRENTE DA COMPLEXIDADE E O RESGATE DA AUTO-CONSTITUIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i27.7114Palavras-chave:
complexidade- cognição- subjetivação- autopoiesisResumo
O presente artigo foi organizado de forma a responder questões sobre o sofrimento dos alunos na escola em decorrência de ser esta uma instituição que não contempla necessidades fundamentais dos seres humanos. Parte-se dos pressupostos teóricos oriundos do Paradigma da Complexidade e, mais especificamente, aqueles que constituem a Cibernética de Segunda Ordem que hoje estão embasando importantes pesquisas nas neurociências. Com base em dados empíricos coletados em escolas do Ensino Fundamental, levantam-se hipóteses sobre as conseqüências epistêmicas e ontológicas que se transformam em impedimentos de conhecer e de subjetivar-se.
Palavras-chave: complexidade- cognição- subjetivação- autopoiesis
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.