TEORIA INSTITUCIONAL ASSOCIADA À CONTABILIDADE GERENCIAL: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO 2009-2012
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v12i22.7170Palavras-chave:
Teoria Institucional, Contabilidade Gerencial, Bibliometria.Resumo
A Teoria Institucional se propõe a explicar fenômenos organizacionais partindo do entendimento de como e por que ocorre a legitimação de estruturas e processos bem como as consequências que impactam nos resultados projetados pelas organizações. Nesse sentido, a Contabilidade Gerencial é considerada uma instituição que está inserida na organização e que pode ser estudada, dentre outros enfoques, sob a vertente do New Institutional Sociology (NIS). O objetivo deste estudo é analisar a produção científica publicada por congressos e periódicos que contenham a abordagem institucional em sua plataforma teórica entre os anos de 2009 e 2012 como forma de complementação ao estudo conduzido por Barbosa Neto e Colauto (2010). Os achados demonstram que há uma crescente relevância destes estudos na academia, mas ainda não suficiente para o desenvolvimento desta teoria no ambiente nacional. Tal assertiva pode ser constatada no alto percentual de artigos internacionais utilizados para subsidiar as pesquisas realizadas no contexto brasileiro. Constatou-se que apenas 48% dos trabalhos analisados foram convertidos ou originados de produção permanente (dissertações, teses ou monografias), podendo incorrer na possibilidade de que parte desta produção esteja ainda em processo de análise e aprovação junto a periódicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.