Impactos da Política Monetária sobre os Depósitos e Crédito Bancário nos Principais Municípios do Paraná Anterior à Crise de 2008.
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v11i0.7187Palavras-chave:
Canal do crédito, Canal da taxa de juros, Impactos diferenciados, Política monetária, Paraná.Resumo
Este artigo analisa empiricamente os impactos diferenciados da política monetária sobre depósitos e crédito bancário nos principais municípios do Paraná. Utiliza-se de Econometria de Séries Temporais, especialmente o método de Vetores Auto-regressivos (VAR). Nos resultados obtidos pelas funções de resposta a impulso (FRI), percebe-se que Curitiba recebeu maior impacto da elevação na taxa Selic, tanto nos depósitos, quanto nas operações de crédito. Isto indica maior sensibilidade das operações bancárias a variações na taxa de juros do que no Brasil, Paraná e demais municípios analisados. Em linhas gerais, espera-se que uma política monetária restritiva diminua a atividade econômica com mais intensidade em Curitiba, do que nos demais municípios analisados. Na situação oposta encontra-se Ponta Grossa, que observou impacto pequeno sobre os depósitos e efeito oposto sobre as operações de crédito. Isto caracteriza o município como pouco sensível e com efeitos opostos a mudanças na política monetária. Os demais municípios, Cascavel, Londrina, Foz do Iguaçu e Maringá apresentaram impacto intermediário entre os extremos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.