O mercado brasileiro de small caps: perspectivas de stakeholders institucionais
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v11i0.7385Palavras-chave:
mercado de ações, small caps, stakeholders.Resumo
Com o objetivo de compreender o futuro do mercado brasileiro de pequenas capitalizações, gerador de oferta das ações small caps, foram entrevistados representantes de instituições stakeholders da capitalização por pequenas empresas, via bolsa de valores. A pesquisa foi qualitativa e para obtenção das informações foram realizadas quatro entrevistas estruturadas, sendo a primeira com o Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena Empresa - SEBRAE, a segunda com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP, a terceira com a Comissão de Valores Mobiliários - CVM e a quarta com a BM&FBOVESPA. Com a pesquisa foi possível conhecer o potencial de expansão de IPO (Initial Public Offering) para pequenas capitalizações nas perspectivas de stakeholders institucionais, sendo que para os representantes das instituições pesquisadas, há um grande mercado a ser explorado, porém as instituições necessitam de estrutura, as empresas de capacitação e o mercado de confiança nas pequenas empresas. A capitalização bursátil ainda é vista como apenas para empresas grandes, mas seu papel seria ainda mais útil à sociedade se pudesse ser reconhecida como facilitadora do crescimento das pequenas empresas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
17-12-2012
Como Citar
ROJO, C. A.; SOUSA, A. F. de. O mercado brasileiro de small caps: perspectivas de stakeholders institucionais. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 11, 2012. DOI: 10.48075/revistacsp.v11i0.7385. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/7385. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.