A MUDANÇA NO MERCADO DE VIDEOLOCADORAS SOB A PERSPECTIVA DA ECOLOGIA DAS POPULAÇÕES ORGANIZACIONAIS.
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v12i22.7755Palavras-chave:
ecologia organizacional, videolocadoras, concorrência, ambienteResumo
As organizações competem pelos recursos em um determinado ambiente, sendo que esta ideia baliza este estudo que teve como objetivo analisar as mudanças no mercado das videolocadoras por meio dos conceitos da Teoria da Ecologia das Populações Organizacionais (FREEMAN; HANNAN, 2005; CUNHA, 1999; BAUM, 1999; SWAMINATHAN, 1996). Esta teoria trata do nascimento e evolução das organizações, além das limitações dos gestores na manutenção das suas capacidades adaptativas. Este estudo foi conduzido pelo método dedutivo do tipo exploratório e descritivo, sendo necessário para a coleta dos dados o levantamento bibliográfico e documental com sua apreciação realizada pela abordagem qualitativa por meio da análise de conteúdo. Os dados obtidos forneceram uma visão geral sobre o setor de home vídeo, o que serviu de base para a comparação com os conceitos da teoria proposta. Assim, pôde ser percebido nos resultados apresentados sobre as organizações que houve uma virtualização deste modelo de negócios. Esta situação evidencia o nascimento de uma nova espécie de organização. Aliás, a antiga espécie de locadoras incorporaram outras atividades à sua forma para lidar com a escassez de recursos do ambiente, o que exemplifica a luta contra a extinção. Já que as condições ambientais podem determinar quais são as espécies sobreviventes, modelando assim as formas organizacionais ou criando novas espécies.
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