AGRICULTURA FAMILIAR EM ASSENTAMENTOS NA AMAZÔNIA: DESEMPENHO ECONÔMICO DAS FAMÍLIAS NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL BONAL, ACRE
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v16i30.14586Palavras-chave:
Agricultura Familiar. Projetos de Assentamentos. Projeto de Desenvolvimento Sustentável. Amazônia. Avaliação Econômica.Resumo
Nos anos 1970, o Governo Militar implantou o processo desenvolvimentista, culminando desapropriação das terras de várias famílias do meio rural, que incentivou a produção da atividade agropecuarista, ocasionando problemas sociais e ambientais. Destarte, o governo federal, através do INCRA, viabilizou uma reforma agrária no país, implantando vários projetos de assentamentos. Entretanto, mostraram-se ineficazes na resolução dos problemas da agricultura familiar. Recentemente, o INCRA criou novos modelos de assentamentos, como os Projetos de Desenvolvimento Sustentável (PDS), encaminhando adequadamente essa questão. Assim, o objetivo do trabalho é analisar e comparar os resultados econômicos das unidades produtivas das famílias assentadas no PDS Bonal, em Senador Guiomard, Acre, através dos períodos agrícolas de 2011/2012 e 2012/2013. Trabalha-se com indicadores de resultados econômicos específicos a este tipo de produção. Os resultados indicam uma evolução econômica favorável da atividade da agricultura familiar no assentamento, saindo do processo de especialização produtiva para um processo de diversificação produtiva.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
29-04-2021
Como Citar
MACIEL, R. C. G.; CAVALCANTE FILHO, P. G.; SOUZA, D. L.; MARÇAL, G. W. da S.; SOARES, S. C. C. AGRICULTURA FAMILIAR EM ASSENTAMENTOS NA AMAZÔNIA: DESEMPENHO ECONÔMICO DAS FAMÍLIAS NO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL BONAL, ACRE. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 16, n. 30, p. 146–164, 2021. DOI: 10.48075/revistacsp.v16i30.14586. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/8. Acesso em: 6 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.