A PRÁTICA DA CONTABILIDADE AMBIENTAL NA AGROINDÚSTRIA SUCROENERGÉTICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v13i24.8199Palavras-chave:
Impacto ambiental. Setor sucroenergético. Gerenciamento ambiental.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo na usina sucroenergética, localizada no município de Dourados/MS, a fim de averiguar se a mesma adota os conceitos da contabilidade ambiental na elaboração dos demonstrativos contábeis. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica utilizada para caracterizar a expansão canavieira e detectar os riscos ambientais provenientes dessa atividade, foi utilizado um questionário semi-estrurado que foi encaminhado aos responsáveis pelo departamento ambiental e contábil da empresa. Os resultados indicam que a empresa tem adotado uma postura bastante rígida quanto aos aspectos ambientais, ao aderir a diversos programas e monitoramentos que buscam manter o controle do impacto de suas atividades no meio ambiente, bem como investe em tecnologias que visam o manejo adequado de seus resíduos. No entanto, mesmo que a ação da empresa integre constantemente com o meio ambiente, as informações ambientais não são de nenhuma forma, evidenciadas pelo setor contábil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.