INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS

Autores

  • Ivano Ribeiro
  • Karina De Déa Roglio
  • José Eduardo Pécora Junior

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v12i22.8286
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Práticas de gestão de pessoas, Estratégias competitivas, Pequenas e médias empresas.

Resumo

Diversas pesquisas apontam que o desenvolvimento de práticas de gestão de pessoas adequadas e alinhadas às estratégias da organização é um grande direcionador para que as empresas alcancem maior vantagem competitiva, por gerar maior agilidade dos processos, melhoria da qualidade de produtos ou serviços, geração de novas competências e redução dos custos. Contudo, a maioria destas pesquisas exploram o tema em grandes organizações, deixando uma lacuna de conhecimento sobre este alinhamento em pequenas e médias empresas (PMEs), sobretudo no contexto brasileiro. Este artigo tem como objetivo apresentar um instrumento de pesquisa para identificar relações entre estratégias competitivas e práticas de gestão de pessoas utilizadas em PMEs, permitindo que estratégias de inovação, melhoria da qualidade ou redução de custos, sejam relacionadas à quatro práticas de gestão de pessoas: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e avaliação de desempenho. O instrumento foi testado em um estudo que analisou estas relações em 34 PMEs do setor industrial, apresentando-se como um recurso que pode trazer contribuições significativas para o processo decisório estratégico de gestores destas organizações.

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Publicado

17-07-2013

Como Citar

RIBEIRO, I.; ROGLIO, K. D. D.; PÉCORA JUNIOR, J. E. INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 12, n. 22, 2013. DOI: 10.48075/revistacsp.v12i22.8286. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/8286. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos