INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v12i22.8286
Agências de fomento
CAPES
Palavras-chave:
Práticas de gestão de pessoas, Estratégias competitivas, Pequenas e médias empresas.Resumo
Diversas pesquisas apontam que o desenvolvimento de práticas de gestão de pessoas adequadas e alinhadas às estratégias da organização é um grande direcionador para que as empresas alcancem maior vantagem competitiva, por gerar maior agilidade dos processos, melhoria da qualidade de produtos ou serviços, geração de novas competências e redução dos custos. Contudo, a maioria destas pesquisas exploram o tema em grandes organizações, deixando uma lacuna de conhecimento sobre este alinhamento em pequenas e médias empresas (PMEs), sobretudo no contexto brasileiro. Este artigo tem como objetivo apresentar um instrumento de pesquisa para identificar relações entre estratégias competitivas e práticas de gestão de pessoas utilizadas em PMEs, permitindo que estratégias de inovação, melhoria da qualidade ou redução de custos, sejam relacionadas à quatro práticas de gestão de pessoas: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e avaliação de desempenho. O instrumento foi testado em um estudo que analisou estas relações em 34 PMEs do setor industrial, apresentando-se como um recurso que pode trazer contribuições significativas para o processo decisório estratégico de gestores destas organizações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
17-07-2013
Como Citar
RIBEIRO, I.; ROGLIO, K. D. D.; PÉCORA JUNIOR, J. E. INSTRUMENTO PARA IDENTIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS E PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 12, n. 22, 2013. DOI: 10.48075/revistacsp.v12i22.8286. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/8286. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.