Workaholic: um novo modelo de comportamento nas organizações
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v12i23.8361Palavras-chave:
workaholic, comportamento humano, gestão de pessoas.Resumo
Este artigo tem como objetivo identificar pessoas viciadas em trabalho, e de que forma isso influencia no ambiente da organização já que as empresas estão exigentes com relação aos seus funcionários. A pesquisa utilizou uma revisão de literatura sobre o tema estudado, a fim de identificar subsídios que esclareçam aspectos fundamentais do comportamento humano no trabalho, influências socioculturais nos valores, no comportamento e nas interações sociais do homem na organização, identificando se esse fenômeno é positivo para o individuo e para organização. Foi realizado um estudo de caso, utilizando abordagem quantitativa, analisando-se uma amostra de 25 colaboradores de uma Cooperativa Médica de Saúde. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com 24 questões. Os resultados apontaram que na Cooperativa Médica, existe um número considerável de funcionários que podem vir a tornar-se workaholics, no entanto, houve 04 respondentes, os quais alcançaram a marca que delimita perfil workaholic, ou seja, nessa cooperativa médica a qual foi objeto de estudo existem 04 funcionários considerados workaholics.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.