A Pergunta de Coase Revisitada e a Analogia com os Grupos Empresariais de Mark Granovetter
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v13i24.8386Palavras-chave:
Economia Institucional, Nova Economia Institucional, Nova Sociologia Econômica, Firma, Grupos Empresariais.Resumo
O objetivo desse artigo é a apreciação da proposta de Granovetter (1994) de uma segunda pergunta, análoga à pergunta de Coase (1937), concernente à natureza da firma. Granovetter sugere que assim como Coase assinalou a necessidade de se considerar a firma na análise econômica, os sociólogos deveriam voltar sua atenção para os grupos empresariais. Granovetter pretende a partir daí construir um nível intermediário de análise, capaz de fornecer a conexão entre as dimensões micro e macro do mundo social. Os trabalhos de Coase e Granovetter são contextualizados nos programas de pesquisa que os autores ajudaram a fundar, respectivamente, a nova economia institucional e a nova sociologia econômica. Nesse sentido, estaremos aptos a apontar as similaridades e diferenças entre Coase e Granovetter.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
26-06-2014
Como Citar
CAVALCANTE, C. M. A Pergunta de Coase Revisitada e a Analogia com os Grupos Empresariais de Mark Granovetter. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 13, n. 24, 2014. DOI: 10.48075/revistacsp.v13i24.8386. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/8386. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.