ORCAMENTO PARTICIPATIVO E GESTÃO MUNICIPAL: A EXPERIÊNCIA DE FORTALEZA (2005-2008)
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i27.8900Palavras-chave:
Orçamento Participativo. Gestão Municipal. Democracia.Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a implantação do Orçamento Participativo em Fortaleza, atendo-se às suas dimensões institucionais, de modo a perceber suas singularidades em relação a outras experiências congêneres. Para tanto, como procedimento metodológico, fizemos visitas à Coordenadoria de Participação Popular, ente responsável pela estruturação e funcionamento do OP na cidade, e analisamos documentos relacionados a esse processo. Na primeira parte do artigo, trazemos uma caracterização da redemocratização brasileira, com vistas a evidenciar a emergência e trajetória da gestão participativa em nosso país. Em seguida, discutimos o surgimento do OP em Fortaleza na perspectiva de delinear o contexto de sua emergência. Por fim, tratamos da configuração e funcionamento do OP, explicitando as principais modificações em sua estrutura e os desafios enfrentados nesse espaço de modo a consolidar uma gestão pública verdadeiramente participativa.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.