UM ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E HUMANO CHINÊS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v13i25.9289Palavras-chave:
China, desenvolvimento, IDH.Resumo
Este artigo objetiva analisar o processo de desenvolvimento chinês utilizando como proxy o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Observa-se que ao longo das últimas décadas China conseguiu avançar na melhoria dos indicadores que aferem seu desenvolvimento econômico e social. Esse processo, que se viu intensificado a partir dos anos 80, teve a colaboração das elevadas taxas de crescimento econômico acumulado pelo país nesses últimos 30 anos. Apesar de o crescimento econômico ser uma peça fundamental na promoção do desenvolvimento econômico, o mesmo não deve ser reduzido a um simples mecanismo de redistribuição de riqueza, mas sim a um conjunto de políticas que tenham como objetivo afrontar obstáculos como a extensão territorial, o espaço geográfico heterogêneo, a diversidade cultural e a população elevada. Os resultados indicam que o país avançou nos aspectos do desenvolvimento social, mas não sem limitações distributivas. Com isso, conclui-se que apesar dos avanços esperava-se que o transbordamento do elevado crescimento econômico dos últimos anos para o desenvolvimento social fosse maior e mais efetivo no que concerne ao afrontamento dos obstáculos descritos.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.