CORRENTE DE COMÉRCIO DO BRASIL: RUMOS E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v13i25.9635Palavras-chave:
Ciências EconômicasResumo
Este trabalho avaliou, com base no padrão de comércio externo brasileiro, as caracteristicas do comércio externo do Brasil, identificando seus principais parceiros comerciais, quais os produtos comercializados com esses países e qual o comportamento do termo de troca dos produtos comercializados pelo Brasil. As análises foram feitas com base nos dados econômicos externos dos cinco principais países da corrente de comércio brasileira, com destaque para o período de 1999 a 2011. Utilizou-se as bases de dados do UN COMTRADE, o Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet - ALICE-web e Radar Comercial e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Os resultados mostram que quase metade de toda a corrente de comércio do país é feita com os cinco principais países da balança comercial brasileira e, que somente os Estados Unidos e a China representam 28,38% de toda a corrente de comércio do Brasil. O índice de termo de troca cresceu acompanhando a evolução do índice de preço da exportação, que subiu por conta do aumento dos preços das commodities. A análise do termo de troca mostra a necessidade de uma política interna que dê suporte à inovação tecnológica e investimento produtivo na formação de capital humano que possibilite às empresas maior investimento em tecnologia.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.