O COMPORTAMENTO E A PERCEPÇÃO DA GERAÇÃO Y NA ADOÇÃO E PERFORMANCE DE PRÁTICAS DE CONTROLE GERENCIAL EM EMPRESAS DO SETOR DE TECNOLOGIA NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i26.9666Palavras-chave:
Artefatos, Controle Gerencial, Geração Y, Setor de TecnologiaResumo
O ingresso da Geração Y no mercado de trabalho provocou mudanças na gestão organizacional, o que afetou diretamente a perfomance e adoção de controle gerenciais nas corporações. Dentro desse contexto este artigo tem como objetivo identificar o comportamento dessa geração, sua percepção quanto a performance e sua influência na adoção de práticas de controle gerencial em empresas do setor de tecnologia no Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo com uma amostra de 12 empresas brasileiras listadas na Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação – Brasscom e um estudo qualitativo em uma empresa de relevância nacional do setor de tecnologia com capital negociado na BM&FBOVESPA. A investigação em tela descreve o panorama da Geração Y e os controles gerenciais adotados por ela, por meio da aplicação de questionários e entrevista com profissionais da área de controladoria. Subsidiando-se em Frezatti (2005), constatou-se que a respeito do grau de satisfação da Geração Y em relação aos artefatos do controle gerencial pode-se dizer que está intimamente ligado com a identificação do indivíduo com a organização, baseando-se na relação “objetivo-identidade-artefatos”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.