LACLAU, MOUFFE E PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS FEDERAIS GREVISTAS: ANÁLISE DOS EFEITOS DE (IM)PARCIALIDADE NAS NOTÍCIAS VEICULADAS PELA MÍDIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v15i29.9904Palavras-chave:
Teoria do discurso, Laclau e Mouffe, Movimento grevista, AdministraçãoResumo
Considerando a importância do movimento grevista para a formação de consciência de classes, espera-se encontrar uma pluralidade de vozes presentes na construção dos significados relacionados ao movimento. Assim, recorre-se à Teoria do Discurso proposta por Laclau e Mouffe (1985) na expectativa de se responder à seguinte pergunta: como a mídia arquitetou o discurso sobre a greve de 2012 dos professores universitário federais durante os quatro meses de paralisação. Assume-se uma abordagem crítica, de corrente pós-estruturalista e matriz pós-marxista, adotando uma estratégia de pesquisa qualitativa. Vinte e uma notícias foram recuperadas no Jornal Folha de São Paulo, hegemônico à época do estudo. Nas reportagens analisadas é perceptível o posicionamento do jornal em não se mostrar indiferente a existência da greve, especialmente considerando as datas das reportagens. No entanto, a evidência que foi conferida ao movimento permite questionar o grau de importância que esta mídia se prestou a dar. Ao trabalhar o discurso nos termos da interação social, este artigo se propôs a analisar o discurso (jornalístico) como sendo constitutivamente dialógico, não necessariamente polifônico, em que os sujeitos envolvidos lutam constantemente pela hegemonia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.