Dimensões do Planejamento Universitário e a Sustentabilidade: Uma revisão sistemática de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v12i1.34821Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar o planejamento nas universidades, examinando-o sob a ótica de suas dimensões. Por meio de uma revisão sistemática de literatura (RSL) foram analisados 1049 artigos, por títulos e resumos, encontrados nas bases acadêmicas Engineering Village, Scopus e Web of Science. Dos 1049 artigos, retirou-se 911 que não faziam menção ao planejamento universitário e os 138 restantes foram analisados em conjunto com outros 24 artigos, que resultaram das buscas na base cinzenta (google scholar). Dos 162 artigos lidos integralmente, 65 foram excluídos e os 97 selecionados indicaram as “ferramentas” de gestão, estratégias e temas mais relacionados com o planejamento das universidades. Os resultados revelaram oito dimensões (Racional, Sustentabilidade, Qualidade, Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação, Sociocultural, Arquitetônica e Internacionalização), que podem influenciar o planejamento universitário. Realizou-se uma análise qualitativa de uma amostra de planejamentos de universidades de excelência brasileiras, por meio da técnica de análise de conteúdo, para validar as dimensões encontradas na RSL. Com exceção da Dimensão Arquitetônica, as demais dimensões estão presentes nos planejamentos das universidades de excelência brasileiras. Detectou-se a sustentabilidade como a atual fronteira do campo de estudos sobre dimensões do planejamento universitário e verificou-se que as universidades estão inserindo-a transversamente em seus referidos planejamentos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.