A utilização das teorias de Vygotsky no ensino de Química via abordagem CTS: uma revisão sistemática de literatura

A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.48075/educare.v20i50.31136

Palabras clave:

Ensino de Química; Vygotsky; CTS; RSL; Ensino.

Resumen

A presente Revisão Sistemática de Literatura aborda o Estado da Arte sob a temática de Ensino de Química dentro o viés da teoria de Vygotsky na perspectiva CTS no espaço temporal compreendido entre os anos de 2012 e 2022. Fez uso de uma abordagem PICOC para rastrear, mapear e filtrar os resultados obtidos. Ainda foram desenvolvidos um protocolo de estudo a fim de tornar a pesquisa mais afunilada possível bem como um conjunto de critérios de inclusão e exclusão; seleção, extração e indexação de artigos. Foi elaborado, também, uma tabela para organizar os estudos selecionados em ordem de prioridade de leitura. A utilização do software Strart (State of the Art through Systematic Review) se fez necessária para a seleção dos estudos, sumarização dos resultados e geração das planilhas de dados dos referentes aos artigos filtrados e estudados; bem como na elaboração dos gráficos. obtidos. Denotou-se uma paupérrima produção acerca da temática abordada pela referida Revisão Sistemática de Literatura. Por fim, foram encontrados trabalhos cuja temática muito se aproxima da abordada neste estudo, mas que, de certo modo, não abraça totalmente a temática principal. Com isso, concluímos que existe a necessidade de produção acadêmica nesta área tendo em vista que é pouquíssimo explorada.

Citas

ALVES, F. R. V. MESTRADO (ACADÊMICO) EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: A PROPOSTA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ (IFCE). Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 33, n. 105, p. 305–340, 2018. DOI: 10.21527/2179-1309.2018.105.305-340. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6934. Acesso em: 12 abril. 2023.

HABERMAS, J. (1983). Para a reconstrução do materialismo histórico. São Paulo: Brasiliense. (Original publicado em 1976).

NEVES, R. A. & DAMIANI, M. F. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIRevista, Vol1. Nº2. abril (2006). Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/3453. Acesso em: 12 abril. 2023.

ALVES, F. R. V. Mestrado (acadêmico) em Ensino de Ciências e Matemática: a proposta do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 33, n. 105, p. 305–340, 2018. DOI: 10.21527/2179-1309.2018.105.305-340. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/6934. Acesso em: 12 abr. 2023.

HABERMAS, J. Para a reconstrução do materialismo histórico. São Paulo: Brasiliense, 1983. (Original publicado em 1976).

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

VIEIRA, R. M. Para uma educação CTS com pensamento crítico e criativo. Revista CTS, v. 17, n. 50, jul. 2022.

NEVES, R. A.; DAMIANI, M. F. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIRevista, v. 1, n. 2, abr. 2006. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/3453. Acesso em: 12 abr. 2023.

CONRADO, D. M. Questões sociocientíficas na educação CTSA: contribuições de um modelo teórico para o letramento científico crítico. 2017. 239 f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/24732/1/Tese-DaliaMelissaConrado-2017-QSC-CTSA-Final.pdf. Acesso em: 15 abr. 2023.

KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Joint Technical Report – Keele University Technical Report, Australia, p. 33, July 2004.

COUTINHO, J. A. de L.; MONTEIRO, J. A.; COSTA, D. F. da; SALES, G. L. O ensino de Física integrado à plataforma Arduino: uma revisão sistemática de literatura. Educere et Educare, [S. l.], v. 16, n. 40, p. 175–197, 2021. DOI: 10.17648/educare.v16i40.26800. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/26800. Acesso em: 24 mai. 2023.

FELIZARDO, K. R.; NAKAGAWA, E. Y.; FERRARI, F. C.; MALDONADO, J. C. Revisão sistemática de literatura em engenharia de software: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.

Publicado

01-12-2025

Cómo citar

SANTOS, M. R. dos; SAMPAIO , C. de G. A utilização das teorias de Vygotsky no ensino de Química via abordagem CTS: uma revisão sistemática de literatura: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW. Educere et Educare, [S. l.], v. 20, n. 50, p. 212–225, 2025. DOI: 10.48075/educare.v20i50.31136. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/31136. Acesso em: 2 dic. 2025.