A utilização das teorias de Vygotsky no ensino de Química via abordagem CTS: uma revisão sistemática de literatura
A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.48075/educare.v20i50.31136Palabras clave:
Ensino de Química; Vygotsky; CTS; RSL; Ensino.Resumen
A presente Revisão Sistemática de Literatura aborda o Estado da Arte sob a temática de Ensino de Química dentro o viés da teoria de Vygotsky na perspectiva CTS no espaço temporal compreendido entre os anos de 2012 e 2022. Fez uso de uma abordagem PICOC para rastrear, mapear e filtrar os resultados obtidos. Ainda foram desenvolvidos um protocolo de estudo a fim de tornar a pesquisa mais afunilada possível bem como um conjunto de critérios de inclusão e exclusão; seleção, extração e indexação de artigos. Foi elaborado, também, uma tabela para organizar os estudos selecionados em ordem de prioridade de leitura. A utilização do software Strart (State of the Art through Systematic Review) se fez necessária para a seleção dos estudos, sumarização dos resultados e geração das planilhas de dados dos referentes aos artigos filtrados e estudados; bem como na elaboração dos gráficos. obtidos. Denotou-se uma paupérrima produção acerca da temática abordada pela referida Revisão Sistemática de Literatura. Por fim, foram encontrados trabalhos cuja temática muito se aproxima da abordada neste estudo, mas que, de certo modo, não abraça totalmente a temática principal. Com isso, concluímos que existe a necessidade de produção acadêmica nesta área tendo em vista que é pouquíssimo explorada.
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