DINÂMICAS DE PODER DO CRÉDITO NO CAMPO: O CASO DA COOPERATIVA DE CRÉDITO CRESOL NO NOROESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v8i1.10736
Agências de fomento
CAPES
Resumo
Este trabalho se propõe a apresentar uma contribuição para o aprofundamento das análises sobre as dinâmicas de poder do crédito no campo, pensando essa temática a partir das políticas de crédito e das relações do Sistema de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL). Para problematizar o estudo do tema, são propostas quatro temáticas: o Estado; o crédito; o território; e uma quarta categoria, que está em relação com as outras três, que é o poder. A proposta de estudo de um conjunto de categorias analíticas segue três caminhos metodológicos: a dialética, pois se tratam de dinâmicas espaço-temporais aparentemente desconexas; a totalidade da questão territorial do poder e do acesso/restrição do crédito/financiamento; e a análise integradora do espaço. Embora sejam categorias apresentadas separadamente, não podem ser compreendidas individualmente. Tanto a política de crédito, como a organização cooperativa da CRESOL apresentam particularidades a serem pensadas partindo-se das relações de poder do crédito no campo. Suas relações de poder variam em múltiplas dimensões do espaço-tempo sinalizando a compreensão da intrínseca relação do crédito, território/poder com o capital agrário.Downloads
Publicado
06-05-2015
Como Citar
KARAS, T. S. DINÂMICAS DE PODER DO CRÉDITO NO CAMPO: O CASO DA COOPERATIVA DE CRÉDITO CRESOL NO NOROESTE DO PARANÁ. Geografia em Questão, [S. l.], v. 8, n. 1, 2015. DOI: 10.48075/geoq.v8i1.10736. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/10736. Acesso em: 13 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.