TUDO PARA O CAPITAL TRANSNACIONAL: A APROPRIAÇÃO DE TERRAS POR ESTRANGEIROS NO PARAGUAI
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v9i2.13503Resumo
: Em 2007/2008, devido à crise alimentar causada pela expansão da produção de agrocombustíveis, começou um novo período de intensificação da estrangeirização da terra, também chamado de corrida mundial por terras. Este processo está ocorrendo em todo o mundo, especialmente em alguns países africanos (subsaarianos) e da América Latina, locais onde a terra agrícola possui alta disponibilidade de recursos hídricos com preço baixos e legislação ineficaz, especialmente as questões ambientais e trabalhistas. O Paraguai é um dos países afetados por este processo, porém possui uma especificidade, pois o principal investidor na apropriação da terra paraguaia é o Brasil, país vizinho que também é alvo intenso do processo de estrangeirização da terra. Tal apropriação possui relações históricas e tem causado conflitos entre os agriculto de ambas as nações, que culminam em impactos ambientais, econômicos e sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.