TERRITÓRIO RURAL DO BOLSÃO/MS: DESAFIOS DA MOBILIDADE DO AGRONEGÓCIO DO EUCALIPTO
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v10i1.13815Resumo
O Território Rural do Bolsão/MS é caracterizado por uma estrutura fundiária altamente concentrada resultante do processo de apropriação das terras por grandes fazendeiros. Porém, desde o ano de 2006, a região presencia nova reconcentração fundiária, sob a égide do grande capital industrial, representado pela expansão territorial do monocultivo do eucalipto, liderado pela Fibria e Eldorado Brasil. A atual mobilidade do agronegócio do eucalipto tem ocasionado profundas transformações territoriais e ambientais, em especial nas áreas de reforma agrária circunvizinhas às empresas. Nessa perspectiva, objetivamos com esta pesquisa: apreender as transformações territoriais e ambientais fruto da expansão do complexo de Eucalipto/Celulose/Papel nos municípios Três Lagoas e Selvíria. Como metodologia de análise, recorremos à: revisão bibliográfica de obras que tratam da questão agrária, como procedimento de coleta de dados, ao uso de fontes orais; e como técnica de pesquisa, optamos pela aplicação de entrevistas aleatórias. Essas empresas escolheram inicialmente, os municípios de Três Lagoas e Selvíria, como áreas prioritárias para o plantio de eucalipto, ligadas anteriormente à atividades da pecuária extensiva, marcando uma intensa transformação territorial, decorrente da relação entre a indústria, o latifúndio e o Estado.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.