REPRESENTAÇÕES SÓCIO-ESPACIAIS SOBRE ÁREAS DE INTERVENÇÃO DE GRANDES PROJETOS URBANÍSTICOS: DIFERENTES MODOS DE APROPRIAÇÃO E RELAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS SOBRE A ÁREA DO PROGRAMA LAGOAS DO NORTE EM TERESINA-PI

Autores

  • Edmundo Ximenes RODRIGUES NETO Universidade Federal do Piauí
  • Antônia Jesuíta de LIMA Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v11i1.17897
Agências de fomento

Palavras-chave:

Representações sócio-espaciais, Produção do espaço urbano, Grandes projetos urbanos.

Resumo

Resumo: O artigo analisa as representações sócio-espaciais de uma área que vem sendo alvo de um grande projeto urbanístico em Teresina-PI, verificando discursos e práticas de agentes sociais envolvidos na ação, sobretudo do governo municipal e dos movimentos sociais locais. Com base na literatura nacional e local sobre produção espacial urbana, em documentos da Prefeitura de Teresina e das organizações locais foi possível constatar que tal área de intervenção urbanística é uma construção histórico-social, urbana e política que reflete os diferentes modos de apropriação e relação dos agentes sociais com o espaço.

 

Biografia do Autor

Edmundo Ximenes RODRIGUES NETO, Universidade Federal do Piauí

Discente do Programa de Pós-graduação (Doutorado) em Políticas Públicas da UFPI

Antônia Jesuíta de LIMA, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Ciências Sociais, professora do Programa de pós-graduação em Políticas Públicas da UFPI

Downloads

Publicado

16-04-2018

Como Citar

RODRIGUES NETO, E. X.; LIMA, A. J. de. REPRESENTAÇÕES SÓCIO-ESPACIAIS SOBRE ÁREAS DE INTERVENÇÃO DE GRANDES PROJETOS URBANÍSTICOS: DIFERENTES MODOS DE APROPRIAÇÃO E RELAÇÃO DE AGENTES SOCIAIS SOBRE A ÁREA DO PROGRAMA LAGOAS DO NORTE EM TERESINA-PI. Geografia em Questão, [S. l.], v. 11, n. 1, 2018. DOI: 10.48075/geoq.v11i1.17897. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/17897. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos