A TEMÁTICA DA RELIGIÃO NO CONTEXTO DA GEOGRAFIA CULTURAL

Autores

  • Débora Vanessa Régis Ferreira Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.
  • Tarcísio Vanderlinde Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v13i1.18749
Agências de fomento
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG/MCRondon, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Palavras-chave:

Geografia cultural, geografia da religião, reflexão histórico-geográfica.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o estado da arte sobre o nascimento da geografia cultural e sua renovação, bem como o incremento da religião enquanto eixo temático de interesse dessa especificidade geográfica. Tem ainda por finalidade reconhecer o conteúdo no âmbito de pesquisa particular. Para atingir os objetivos propostos utilizou-se do método gabinete para realizar uma busca bibliográfica amparada em autores da ciência geográfica e afins que desenvolvem aportes teóricos voltados à temática. Diante da problemática apresentada, o artigo se estruturou em dois momentos: no primeiro se discorreu acerca do tema “A geografia cultural e seus fundamentos” e no segundo são realizadas análises sobre “A geografia da religião e o elo entre as duas ciências - geografia e religião”. No contexto, compreende-se que a temática discutida caracteriza-se como recorte de clássicos e seus estudos complexos, apresentando-se com um formato introdutório sob o ponto de vista acadêmico.

Biografia do Autor

Débora Vanessa Régis Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia Pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Representante da linha de pesquisa: Dinâmica territorial e conflitos sociais em espaço de fronteira.

Tarcísio Vanderlinde, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Docente Sênior associado da UNIOESTE-PR. Atua nos Programas de Pós-Graduação: Geografia - Espaço de Fronteira e Desenvolvimento Rural Sustentável. Tem experiência nas áreas de Geografia e História, com ênfase em agroecologia, migrações, identidades e religiosidades.

Downloads

Publicado

14-04-2020

Como Citar

RÉGIS FERREIRA, D. V.; VANDERLINDE, T. A TEMÁTICA DA RELIGIÃO NO CONTEXTO DA GEOGRAFIA CULTURAL. Geografia em Questão, [S. l.], v. 13, n. 1, 2020. DOI: 10.48075/geoq.v13i1.18749. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/18749. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos